Focar em uma boa formação e na atualização, para quem já se encontra no mercado, é a receita para garantir a carreira no setor
A situação de pandemia global pela qual o mundo passa atualmente está impactando direta e, indiretamente, o mercado de trabalho. No setor da saúde, a busca por profissionais aptos a exercer suas funções durante a pandemia foi algo muito expressivo, tendência que deve permanecer pós-crise. A enfermagem, os técnicos e auxiliares tiveram o reconhecimento da atuação dos seus profissionais no processo de cuidado dos pacientes, o que deve se manter no âmbito hospitalar e se expandir para o dia a dia.
Especialistas acreditam que no mundo pós-pandemia vamos seguir para um mercado que vai exigir novas competências, excelente qualificação e atualização, para que os profissionais consigam inserção e manutenção de emprego e, também, para que se mantenham competitivos.
De olho nestas oportunidades, quem tem interesse em ingressar nas profissões da saúde terá chances maiores se sair na frente. Priorizar a busca por conhecimento de ponta, desenvolvimento de habilidades e competências, oportunidades de experiências reais em campo e, principalmente, o aperfeiçoamento da alfabetização digital, são dicas para não perder espaço no setor.
Para os profissionais que já atuam no mercado há muito tempo, a atenção deve ser no investimento em curso de especialização e atualização profissional.
As mudanças no mercado vieram para ficar e o quanto antes os profissionais se adaptarem a nova realidade, menos chances de impactos negativos no futuro de suas carreiras.