Depois de algum tempo de ansiedade em meio ao envio diário currículos para as inúmeras vagas de emprego, a tão sonhada resposta chamando para a entrevista apareceu. E agora, como proceder?
Em primeiro lugar é imprescindível dar atenção à apresentação, a pontualidade, ao dress code (código de vestimenta) e ao comportamento. Todos estes pontos serão observados pelo recrutador ou gestor durante o processo de entrevista. Todos são tão eliminatórios quanto a experiência profissional e o conhecimento da função a qual está concorrendo.
Passadas estas etapas é sinal de que você está se saindo bem e está quase lá. Agora é o momento em que o entrevistador irá verificar as informações que constam no seu currículo e fazer algumas perguntas para “conhecer o seu perfil”. Esta é a hora em que você deve ter calma, firmeza, clareza e ser preciso nas respostas. Abaixo listamos 10 perguntas que podem surgir na entrevista e sugerimos formas de responde-las com assertividade.
- 1. POR QUE VOCÊ ESCOLHEU A CARREIRA DE ENFERMAGEM?
Ao ser feita esta pergunta evite responder com clichês do tipo “porque eu gosto”, “faço por amor” ou “a enfermagem me escolhe”. Aproveite a oportunidade para falar sobre alguma história inspiradora que dê destaque ao seu perfil em relação aos demais.
- 2. FALE UM POUCO SOBRE VOCÊ
Pergunta clássica, presente em quase cem por cento das entrevistas de emprego, é a responsável pela “quebra de gelo” entre entrevistador e entrevistado. Para ela, a resposta pode ser o relato de alguma conquista recente e um breve relato sobre o papel que já desempenhou na função.
- 3. ME CONTE ALGUMA SITUAÇÃO COMPLICADA QUE VOCÊ CONSEGUIU RESOLVER
As chances desta pergunta ser feita durante uma entrevista para técnico de enfermagem são altas. Por isso é bom formular uma boa resposta e treinar em casa. O ideal é descreva alguma situação difícil que tenha passado na sua carreira, no estágio ou no dia a dia e como agiu para solucioná-la.
- 4. O QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS DIFÍCIL NA ÁREA DA ENFERMAGEM?
Jogue limpo e admita que a área de enfermagem é estressante, mas que você trabalha para seguir os protocolos exigidos e cuidar do paciente da melhor forma possível.
- 5. O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA PROFISSÃO?
Lembre-se de todos os momentos em que exercer a sua função o fez se sentir feliz e fale sobre.
- 6. COM QUAL ÁREA VOCÊ MAIS SE IDENTIFICA NA ENFERMAGEM?
Seja sincero mas não esqueça o cargo para o qual está sendo entrevistado.
- 7. AO VERIFICAR O ERRO DE ADMNINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO DE UM COLEGA, COMO VOCÊ AGIRIA?
Em hipótese alguma seja conivente com algo que ponha em risco um paciente. Argumente que tentaria ajudar o seu colega a perceber o erro e tentar fazer da maneira correta.
- 8. COMO VOCÊ SE COMPORTA EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA?
Neste momento ele irá avaliar se você sabe enfrentar a rotina estressante e sob pressão de um técnico de enfermagem.
- 9. SE UM PACIENTE RECUSA ATENDIMENTO, COMO VOCÊ RESOLVE ESTA SITUAÇÃO?
Aqui você deve demonstrar a sua capacidade de comunicação e a preocupação em acolher, tratar com dignidade e ganhar a confiança do paciente.
- 10. ONDE VOCÊ SE VÊ DAQUI HÁ CINCO ANOS?
Seja realista e sensato. Mencione um futuro claro e, de preferência, que seja com crescimento na empresa.
E AÍ, COMO VOCÊ SE VÊ DAQUI A 18 MESES APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM SOUZA BARROS? NÃO PERCA A CHANCE DE SE RECOLOCAR NO MERCADO, MATRICULE-SE JÁ!